quinta-feira, 9 de junho de 2011

WOLF MAYA É CONDENADO POR RACISMO

Wolf  Maya, Diretor da Rede Globo,
condenado por racismo

O diretor de TV Wolf Maya foi condenado pela 2ª Criminal de Campinas (interior de São Paulo) a dois anos e dois meses de prisão pelo crime de injúria com conotação racial contra um técnico de iluminação, segundo o jornal folha de S. Paulo.
No dia 12 de agosto de 2000, o diretor teria ofendido Denivaldo Pereira da Silva ao chamá-lo de “preto fedorento que saiu do esgoto com mal de Parkinson” durante um trabalho em um teatro, segundo o processo. Ainda de acordo com a coluna, a condenação é em primeira instância, e o juiz substituiu a pena de prisão pelo pagamento de indenização no valor de 20 salários mínimos mais um período de trabalho comunitário a ser definido pela Vara de Execuções Criminais.O advogado do diretor negou à coluna o ato racista e disse que irá recorrer da decisão.
Segundo a publicação, o caso de injúria com conotação racial ocorreu no dia 12 de agosto de 2000, num teatro de Campinas, em São Paulo, durante a encenação da peça Relax... It's Sex, dirigida por Maya.
De acordo com a sentença, o diretor se referiu ao técnico como "preto fedorento que saiu do esgoto com mal de Parkinson".
Na ocasião, o diretor teria ficado furioso pelo erro de iluminação de um ator durante a peça. 
Advogado do técnico, Sinvaldo José Firmo disse que a batalha foi longa, mas nunca desistiu nos 11 anos decorridos.
- Foi uma longa batalha para que o ato racista de uma pessoa importante como o senhor Wolf Maya não ficasse impune. São quase 11 anos, mas nunca desistimos de demonstrar que ninguém tem o direito de discriminar o outro.
Depois de ter sido acionado pela Justiça, o diretor chegou a mover uma ação por danos morais, Contudo, em 2010, além de ter o pedido julgado como improcedente, Maya foi obrigado a pagar as custas processuais, no valor de R$ 2.000.

Nenhum comentário: