sexta-feira, 24 de junho de 2011

VAI JOGAR DE BENGALA!

'Cansando da bola', R10 cogita aposentadoria após título de expressão pelo Flamengo


Ronaldinho em treinamento. Se for esperar por
título de expressão pelo Flamengo, vai se aposentar bem velinho
O contrato de Ronaldinho com o Flamengo vai até dezembro de 2014, mas não será surpresa se a separação ocorrer antes do previsto. A parceria com a Traffic, empresa de marketing esportivo, viabilizou o sonho da presidente Patricia Amorim em ver o astro vestindo a camisa rubro-negra. O momento “lua de mel” passou e uma série de acontecimentos contribui para que o craque, eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, repense a data na qual irá parar de jogar futebol.

No entanto, “parar por cima” é uma obsessão do camisa 10. Apesar do mau momento, Ronaldinho, aos 31 anos, tem em mente levar o Flamengo ao título brasileiro. Ele sabe que sua contratação foi baseada na esperança de conquistas expressivas. Caso aconteça, poderá renegociar os seus compromissos e se retirar do futebol.O patrulhamento da sua vida pessoal e a cobrança cada vez mais intensa são os principais motivos. Aposentar-se ao final deste ano já foi uma hipótese cogitada por Ronaldinho e revelada em conversas recentes com amigos. O jogador afirmou estar “cansando da bola e sua rotina”. Realizado financeiramente, ele dificilmente terá espaço na seleção do técnico Mano Menezes e estuda como dar um novo rumo na carreira.

Por mais que seja um desejo futuro, desvincular-se não será tão simples assim. A Traffic precisa ver retorno no investimento e só com Ronaldinho em campo reúne condições para resolver a questão. Por outro lado, a família é dependente de suas finanças e não faz parte dos planos abrir mão do salário de R$ 1 milhão recebido no Flamengo.

Luiz Augusto Veloso, diretor executivo de futebol do Flamengo, convive diariamente com Ronaldinho. O dirigente não imagina uma aposentadoria precoce. Entretanto, reconhece que uma pressão exagerada pode desmotivar o jogador aos poucos.O clube tenta blindá-lo de todas as formas. Antes, as noitadas não incomodavam ao técnico Vanderlei Luxemburgo e diretoria. Agora, uma conversa com Assis, irmão e empresário, já foi realizada para tentar contornar a situação. A importância de Ronaldinho no Flamengo atual vem sendo discutida pelos dirigentes. Alguns acreditam que precisa existir um comprometimento absoluto com o clube, já que além da dependência dentro das quatro linhas, questões de mercado estão ligadas ao nome do craque. No momento, as principais são: a negociação de um patrocinador master e a venda de produtos licenciados.

“Nunca parei para pensar nisso (aposentadoria de Ronaldinho). Mas o Flamengo não considera essa hipótese. A impressão de vestiário que ele passa é muito positiva. Será que o Ronaldinho estaria preparado para perder o futebol? Hoje, o Romário já é outro cara mesmo com toda a personalidade. Continua popular, mas não é o centro das atenções como era quando jogava. O Ronaldinho é isso atualmente. Tudo gira em torno dele e contribui para enorme repercussão. Pode ser que esse controle todo em cima o desmotive. Mas não acho que ele abriria mão do que ganha por ano em todos os contratos. A felicidade dele no dia a dia não me permite imaginar essa situação no momento”, comentou o dirigente.

Nenhum comentário: