domingo, 26 de junho de 2011

COMO O CORINTHIANS PERDEU LUCAS

uma história para alertar a diretoria do timão, e também à torcida, para que esse tipo de coisa deixe de acontecer.

O agora são-paulino Lucas perdeu a chance de enfrentar o Corinthians, seu ex-clube, no clássico deste domingo porque está com a seleção brasileira. Entre os que o acompanham desde pequeno há dúvidas se ele teria chegado tão cedo ao time nacional principal caso continuasse no Parque São Jorge.

Conversei com gente que conhece bem a história do meia-atacante para saber mais sobre as causas que o levaram a seguir para o Morumbi depois de pintar como grande promessa alvinegra.

Um dos principais motivos foi o fato de o Corinthians na época ter se negado a dar à revelação um tratamento especial para crescimento. O pai de Lucas acreditava que o filho precisava de cuidados diferenciados para crescer mais e fez o pedido aos cartolas.

Ele também explicou aos dirigentes que seria melhor para seu filho ficar no alojamento do clube durante a semana e conseguir uma vaga numa escola vizinha. Era difícil para Lucas se deslocar todos os dias da Zona Sul para a Zona Leste. E ainda ir para o colégio depois dos treinos. Chegava muito tarde em casa.

Nesi Curi, que foi vice-presidente corintiano e cuidava das categorias de base, respondeu que não poderia atender às reivindicações. Nesse meio tempo, um funcionário o do São Paulo levou o pai do atleta para conhecer as instalações do clube. Ofereceu o tratamento para crescimento e se colocou à disposição para ajudar Lucas a conciliar futebol e estudo.

Sem contrato profissional, ele mudou de time. Da noite para o dia, o Corinthians perdeu uma de suas promessas por falta de estrutura ou de empenho. Ou pelos dois motivos.

Lucas não era um jogador comum no Parque São Jorge. Acabara de conquistar o tricampeonato paulista nas categorias de base. No último título, fez dois gols na decisão diante do São Caetano. E era corintiano roxo. Daqueles que decoram o quarto com as cores do time e que sabem cantar as músicas entoadas nas arquibancadas.

Se teria despontado tão cedo caso tivesse permanecido no Parque São Jorge é impossível saber. Mas com certeza o Corinthians deixou escapar um atleta que já vale milhões de euros.

É certo também que muitos ex-colegas de Lucas nos times amadores do alvinegro ficaram pelo caminho. Nenhum deles estará em campo no clássico contra o São Paulo.

As dificuldades enfrentadas pelos jovens corintianos para chegar à equipe principal fazem outros seguirem o exemplo de Lucas e migrarem para rivais. Recentemente, houve uma perda para o Palmeiras. Luca, atacante promissor, decidiu trocar de parque. E pode repetir a história de Lucas, mas em verde e branco.

Nenhum comentário: