quinta-feira, 2 de junho de 2011

CENTRO DE MEMÓRIA E PESQUISA DE JACAREZINHO


Jacarezinho, município na região do Norte Pioneiro do Paraná, próximo a Santo Antônio da Platina, tem agora um grande motivo para se orgulhar. Foi lançado oficialmente no dia 10 de maio de 2011, durante a abertura do XI Congresso de Educação do Norte Pioneiro, o Centro de Memória e Pesquisa de Jacarezinho (CMPJ), espaço virtual criado para concentrar materiais de relevância histórica que permitam o resgate da memória do município de Jacarezinho e sua sociedade.
O CMPJ foi desenvolvido pela Design in Site, empresa Jacarezinhense, especializada em comunicação e internet, que deu suporte aos acadêmicos da UENP em tecnologia da informação, desenvolvendo ferramentas para fichamento online, capacitação em digitalização de documentos, logística e equipamentos, além de produzir filmes que foram disponibilizados no CMPJ.
O arquivo inicial do CMPJ supera 1200 imagens sobre a cidade, além de filme histórico, músicas do FEJACAN e outros documentos importantes.
Estes arquivos de áudio, vídeo e imagens trazem muitas surpresas ao visitante que pode ocasionalmente encontrar-se em uma das fotos ou rever amigos que aparecem nelas. É que grande parte do acervo trás documentação de eventos sociais, com fotos de participantes. No caso do Baile do Texas ou do EnCena, por exemplo, há fotografias da primeira a última edição. A interatividade permite que o internauta contribua com a identificação de pessoas nestas fotografias.
Segundo o Prof. Marcus Selonk, diretor do projeto, “o CMPJ é mais que um “museu” virtual, porque pretende ser, além de um espaço de reencontro entre os jacarezinhenses e seu passado, suporte para pesquisadores que se interessem em produzir trabalhos de cunho científico sobre o município”.  Além disso, frisa o professor que o CMPJ “precisa da participação da sociedade para se manter ativo. Esta pode ser na forma de simples visitas ao site ou contribuições com materiais históricos ou idéias”.

Nenhum comentário: